Unesco protegerá papéis da ditadura

O ministro de Direitos Humanos Paulo Vannucchi e o Arquivo Nacional solicitaram à Unesco, em Paris, a classificação dos papéis recebidos recentemente da Aeronáutica como “memórias do mundo”. São milhões de páginas que precisam de proteção.

Vannucchi acredita que o Brasil pode ter o maior arquivo de toda a América Latina em relação ao período das ditaduras na região. Com o envolvimento da Unesco os arquivos ganharão um novo status de proteção e cuidados especiais para preservação.

O ministro garante que prossegue com o projeto para formar a Comissão de Verdade e Justiça. "Vamos iniciar as reuniões para a redação do anteprojeto de lei no dia 9 de março", explicou.

Um grupo de especialistas internacionais esteve em Brasília em março avaliando como 20 países lidaram com o passado de ditadura. "Precisamos definir quem fará parte da comissão, por quanto tempo trabalhará e outros pontos", indicou.

A meta é acelerar os trabalhos. Ele quer enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril o texto para que se contornem obstáculos. Vannucchi garantiu que seu objetivo não é o de criar "revanchismos" no País e nem uma "condenação sectária".

Admite que o Plano de Direitos Humanos gerou "intensas críticas". Mas alertou que questionamento de partes do plano, como no setor de imprensa, podem ser escudo de grupos para interromper o debate sobre o passado do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário